Atualizado em por Talita

A maioria dos turistas visita a Jordânia e vai apenas para Petra ou o deserto de Wadi Rum, e com razão, pois são experiências incríveis, no entanto, parar em Amã por um dia torna a viagem muito satisfatória. A ‘cidade branca’ é tão antiga quanto o próprio tempo e tem uma história imensa que se estende pelas muitas colinas onde está situada.

Pitoresca em muitos pontos da cidade, Amã atrai visitantes internacionais através de sua cultura, história e, nos últimos tempos, seu crescente lado artístico, há realmente algo para todos. Este roteiro de um dia em Amã contém todas as informações que você precisa para aproveitar ao máximo sua estadia na capital jordaniana. Alguns destaques notáveis que serão abordados sobre as melhores coisas para fazer em Amã são:

1. Aprender sobre a história antiga da cidade branca

Como Amã compreende muitas colinas íngremes, pode ser difícil visitar todos os diferentes pontos de referência a pé em um dia, devido às múltiplas subidas no calor do Oriente Médio. É aconselhável pegar um táxi até a cidadela para começar o dia explorando, pois ela fica na colina mais alta de Amã, ‘Jebel Al Qala’a’. Você pode então descer em direção ao Teatro Romano e ao centro da cidade.

2. Cidadela

A posição da Cidadela domina o horizonte de Amã, reafirmando o seu simbolismo antigo e a grande história que remonta às muitas civilizações às quais sobreviveu. A partir de hoje, o local da Cidadela abriga muitas ruínas antigas, dando uma ideia dos tempos históricos.

Estes incluem o Palácio Umayyad, a Igreja Bizantina e o Templo de Hércules em todo o grande sítio arqueológico que se estende por vários hectares. As ruínas estão bem preservadas considerando a idade do local, com alguns dos incríveis arcos ainda de pé. Uma coisa legal de fazer é ficar embaixo de um dos arcos para perceber a escala das ruínas.

Da Cidadela, você pode experimentar incríveis vistas panorâmicas de Amã, incluindo uma vista panorâmica do Teatro Romano, criando um momento especial. A taxa de entrada é de 3 dinares jordanianos ou gratuita se você tiver adquirido um Jordan Pass. Planeje passar uma ou duas horas no local para apreciar plenamente o significado histórico do lugar.

Há também um café no local, caso queira experimentar alguns pratos locais com vista a recordar. Recomenda-se visitar a Cidadela de manhã cedo para evitar o calor do meio-dia.

Amman Jordan One Day itineraryAmman Jordan One Day itinerary

3. Museu Arqueológico da Jordânia

Enquanto estiver no sítio da Cidadela, é recomendável que você faça uma visita ao Museu Arqueológico da Jordânia, pois está incluído em parte do seu ingresso. Dentro do Museu você encontrará uma coleção impressionante de artefatos que abrangem as muitas civilizações que controlaram historicamente a Jordânia. Estes incluem cerâmica, estátuas originais, joias e túmulos. O museu está ordenado cronologicamente e todos os artefatos possuem informações exibidas em inglês e árabe.

Uma das exposições mais notáveis dentro do museu são as ‘estátuas de Ain Ghazal’, que datam de 9.000 anos e são consideradas uma das figuras mais antigas que representam a forma humana. Eles têm forma abstrata e resistiram notavelmente ao teste do tempo para ainda mostrar suas características únicas até hoje.

O horário de funcionamento é das 8h às 19h durante o verão, o que significa que qualquer que seja o horário em que você visitar o local da Cidadela, você terá a oportunidade de aprender sobre a história de Amã.

Amman Jordan One Day itineraryAmman Jordan One Day itinerary

4. Teatro Romano

A parada final na viagem histórica ao passado da Jordânia é o famoso Teatro Romano, que remonta a mais de dois mil anos. As ruínas estão esculpidas na rocha da colina Jabal Jofeh, que é um tema comum em destaques históricos da Jordânia.

Ao sair da Cidadela para o centro da cidade, você não pode perder o anfiteatro, que ocupa o centro das atenções em meio à agitação do centro da cidade. A taxa de entrada custa 2 dinares jordanianos, ou gratuita se você tiver adquirido um Jordan Pass (opção recomendada), e o horário de funcionamento é das 8h às 18h durante o verão.

Depois de entrar no Teatro Romano, você poderá explorá-lo como quiser. Subir ao topo da Cávea é uma das melhores coisas a fazer durante a sua viagem ao antigo marco, pois oferece vistas deslumbrantes do centro da cidade. Se quiser saber mais sobre a grande história do Império Romano, dirija-se aos dois museus no local, onde poderá encontrar artefatos culturais, dando uma ideia da vida há dois mil anos.

Amman Jordan One Day itinerary AmãAtraçõesdiaJordâniaPerfeitoPrincipaisRoteiro